Os Cuidados Paliativos (CP) não são incompatíveis com a despenalização da eutanásia

Num estudo recentemente publicado na Palliative Medicine de Janeiro de 2018 (Dierickx et al), investigadores belgas examinaram a dimensão do recurso aos CP por parte de doentes que pediram a eutanásia, legalizada naquele país.

Numa amostra aleatória de 6871 óbitos no norte da Bélgica, ocorridos em 2013, os investigadores procuraram inquirir retrospectivamente os médicos assistentes, cujo anonimato foi garantido. Das respostas obtidas foram comparados os CP prestados e os pedidos de eutanásia feitos e acedidos, entre dois grupos: os falecidos de forma não súbita, sem pedido de eutanásia (A= 2042) ou com pedido de eutanásia (B= 415). 

Verificou-se, significativamente, que muitos mais doentes do grupo B [71%] foram assistidos nos CP. E os que não o foram foi porque entenderam que os cuidados que já tinham eram suficientes (56,5%) ou simplesmente recusaram ser referenciados (26,1%). Ou seja, quando não há CP num doente que pede eutanásia é, em geral, porque o doente recusa [o que questiona que se tenha que garantir 100% de acessibilidade aos CP antes de despenalizar a eutanásia…]. A eutanásia foi realizada em 81% dos 71% referidos. Não houve diferença na quantidade de pedidos de eutanásia acedidos entre os grupos A e B.

Os investigadores concluíram que os CP e a eutanásia não são práticas contraditórias; a maioria das pessoas que pediu eutanásia foi assistida em CP, pelo que o acesso aos CP não reduziu os pedidos de eutanásia nem a sua concretização, na maioria desses pedidos. Os paliativistas belgas estão a intervir mais nesses casos no sentido de respeitar o pedido de eutanásia dos doentes, o que demonstra que CP e eutanásia podem ser práticas complementares. Os autores sublinham que este envolvimento não só é importante mas desejável, dado serem eles quem – mais e expectavelmente melhor – lida com estes doentes.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s