MORREU HOJE O CO-FUNDADOR DO MOVIMENTO DIREITO A MORRER COM DIGNIDADE, DR. JOÃO RIBEIRO SANTOS

JRS foto3JPG

Se não fosse o João, talvez o Movimento ainda não estivesse fundado. Em Novembro de 2014 participámos os dois num Prós e Contras sobre morte assistida. Jantámos antes. A sua calma, o seu aspecto bondoso, as confidências que me fez em torno do tema, tornaram-me “vulnerável” ao que me iria propor de novo: lançarmos o Movimento. “Se a Laura não vem a Lisboa, vamos nós a Braga!”,  disse-me. Não resisti. Certo, mas então ao Porto, para facilitar as deslocações. E começaram as diligências para o 1º Encontro.

O João era um médico e amigo como poucos, um verdadeiro “gentleman”, cheio de carinho e humor apesar da doença grave. Sei que muita gente lhe escrevia em desespero e que a quase ninguém deve ter faltado com uma palavra amiga e de consolo. Nunca quis protagonismo, apenas que a “causa”, a sua querida causa, fosse para a frente. Como médico, já vira demasiado sofrimento na vida, como ser humano era desde há muito pela liberdade de consciência e pelo direito a que cada um pudesse morrer de acordo com as suas convicções. Honrá-lo, é continuar a sua luta ainda com mais força, pois são muitos os que nos querem negar a liberdade de uma última escolha.

Infelizmente não poderei ir ao funeral (não-religioso), por questões de saúde, mas desde já envio a minha solidariedade à família do João. Um beijo e abraço apertado!

Por decisão do próprio, não haverá cerimónia fúnebre. A cremação é segunda- feira, às 15h, no cemitério dos Olivais e será antecedida de uma singela evocação do João, pelas 14,30h.

Apelo a que os defensores do respeito pela liberdade de morrer segundo as nossas convicções mais fundas dêem “sinal de vida” no momento de nos despedirmos do João.

Obrigada por tudo o que fizeste pelo Movimento, João!

Possamos nós honrar a tua memória.

Laura Ferreira dos Santos

4 de Setembro de 2016

Co-fundadora do Movimento Direito a Morrer com Dignidade

Anúncios

Um pensamento sobre “MORREU HOJE O CO-FUNDADOR DO MOVIMENTO DIREITO A MORRER COM DIGNIDADE, DR. JOÃO RIBEIRO SANTOS

  1. Cara Laura,

    Muito obrigado pelas palavras amáveis, em nome de toda a família. Esperamos todos que o Movimento prossiga com força; que a morte do nosso pai não o enfraqueça, mas sim que, ao contrário, até pelo processo da sua morte, lhe dê mais força. Nada o honraria mais.

    Obrigado,
    Os filhos Pedro, Maria João e Ana Ribeiro Santos

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s